Sargento do 4º BIS que morreu durante capotamento estava no AC há 11 meses; corpo será leva ao Rio Grande do Sul
Guilherme Machado Brum era natural de Cacequi, no Rio Grande do Sul, e se mudou para o Acre com a esposa há 11 meses. Militar voltava de um treinamento em Rondônia quando o carro capotou e caiu em uma ribanceira.
O 3º sargento Guilherme Machado Brum se mudou do Rio Grande do Sul para o Acre há 11 meses com a esposa. O militar era natural da cidade de Cacequi e o corpo será levado de Porto Velho, em Rondônia, para a cidade gaúcha para velório e enterro.
Lotado no Comando de Fronteira do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) em Rio Branco, o sargento morreu em um acidente na BR-364, Km 790, Ponte do Caracol, em Rondônia, nessa sexta-feira (15). O sargento voltava de um treinamento na cidade de Campo Novo de Rondônia.
Brum morava na capital acreana com a esposa, que também é natural do Rio Grande do Sul. O 4º BIS informou que presta toda assistência à família do militar.
Em julho deste ano, uma equipe da Rede Amazônica Acre entrevistou o militar durante uma cerimônia de formação dos guerreiros da selva, promovida pelo Exército Brasileiro. O curso de operações foi conduzido pelo Centro de Instrução de Guerra na Silva, em Manaus, para capacitação de oficiais e sargentos de carreira para sobrevivência e operação na selva.
Durante três meses, os militares aprenderam a se adaptar ao ambiente, usar os recursos naturais para se manterem vivos e a encarar missões em condições difíceis. Na época, Guilherme Brum falou um pouco sobre a experiência.
“A gente treinou muito a natação. É que a gente consegue ficar muito tempo dentro da selva amazônica. O curso praticamente é todo dentro da selva amazônica. A gente teve contato direto. As instruções eram extremamente profissionais, a gente aprendeu muito. E a questão agora é transmitir esse aprendizado para a tropa”, explicou na época.
Acidente
A Polícia Rodoviária Federal de Rondônia (PRF-RO) informou ao g1, nessa sexta, que o carro em que o sargento estava capotou após um dos pneus furar, o motorista perder o controle e cair em uma ribanceira.
No momento do acidente o veículo era ocupado apenas pelo o sargento Brum e o motorista. O outro militar ficou ferido, foi levado para um hospital e recebeu alta horas após a fatalidade.
Por nota, o 4º BIS disse que no momento do acidente a equipe retornava de um exercício de adestramento no município de Campo Novo de Rondônia para Rio Branco, capital acreana. (Veja na íntegra mais abaixo)
O exercício faz parte do período de adestramento Avançado do Comando Militar da Amazônia.
O g1 apurou que tropas do Acre, Rondônia e do Sul do Amazonas, totalizando cerca de mil militares, participavam da Operação Amazônia 2024. Entre segunda (11) e esta sexta houve o treinamento militar com tropas dos três estados.
Ainda em nota, o 4º BIS confirmou que está tomando todas as medidas necessárias, prestando todo o suporte aos envolvidos e aos familiares e que as causas do acidente serão apuradas.
O comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva divulgou ainda uma nota de pesar pela morte do militar. “Que o Senhor do Exércitos, em sua infinita misericórdia, acolha o sargento Brum e traga consolo aos corações dos familiares e amigos neste momento de dor”, lamentou.
Confira a nota do 4º BIS na íntegra:
“Na manhã do dia 15 de novembro de 2024, por volta de 11h40, uma viatura do Comando de Fronteira Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva envolveu-se em um acidente na Rodovia 364, Km 790, Ponte do Caracol, no momento em que retornavade um exercício de adestramento, realizado do município de Campo Novo de Rondônia/RO, para a sede da Organização Militar, em Rio Branco/AC.
O Comando da 17ª Brigada de Infantaria de selva lamenta informar o falecimento de 01 (um) dos ocupantes da viatura, dos 2 (dois) que estavam embarcados. O outro militar ficou ferido e foi evacuado para o hospital local.
Por fim, o 4º Batalhão de Infantaria de Selva está tomando todas as medidas necessárias e prestando todo o suporte aos envolvidos e seus familiares, bem como apurará as causas do acidente.
Atenciosamente,
Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.”
Fonte:G1