“Risco de vida para salvar vida” Você teria coragem?
Você teria coragem de ariscar sua própria vida para salvar um desconhecido?
Uma pergunta que traz sentimentos e respostas distintas, muitas pessoas antes de responder sim ou não faz diversas ponderações.
Outras levam para meio familiar e relatam que se fosse um familiar “filho, mãe ou irmãos, que sim ariscaria, mas se tratando de um estranho não.
Mas a verdade atual da sociedade e cultura de hoje é que muitas das vezes vemos pessoas morrer de diversas formas que poderia ser evitada, populares com celulares gravando sem fazer nada.
Policiais de folga devem intervir em situações para salvar a vida de alguém?
Em Rondônia, diversas ocorrências complexas teve a intervenção de policiais evitando uma “vida a ser ceifada”.
Eles são pessoas comuns que arriscaram a própria vida para salvar alguém que nunca viram.
“E agiram de forma intrépida, empenhando-se ao máximo para cumprir sua missão, ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever. ato ou atos não comuns de coragem e audácia que ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, feitos indispensáveis ou úteis às operações policiais militares, pelos resultados alcançados ou pelo exemplo positivo deles emanados”.
Ocorrência envolvendo policiais de Rondônia que salvaram pessoas:
Um homem morre e outro salvo dentro de poço após usar pólvora para ‘explodir’ pedras em Theobroma, RO
Um homem de 47 anos morreu enquanto realizava escavação manual em um poço de 12 metros, na terça-feira (7), no município de Theobroma. O cunhado da vítima, que tentou ajudá-la, precisou ser socorrido ao hospital.
De acordo com o boletim de ocorrência, o homem usou pólvora para explodir as pedras que estavam no fundo do poço. Ao descer para verificar o resultado, passou mal com a fumaça e acabou desmaiando. O cunhado desceu para ajudá-lo, mas também foi afetado.
A guarnição da Polícia Militar (PM) foi acionada pela esposa de uma das vítimas. Ao chegarem ao local, os militares se depararam com um poço cheio de fumaça e um forte cheiro de pólvora. Após diversas tentativas de contato com as vítimas, conseguiram ouvir uma delas tossindo no fundo.
No mesmo momento, pediram que essa pessoa segurasse na corda. Assim que perceberam que o pedido foi atendido, a equipe conseguiu puxá-la para a superfície. O homem recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada ao hospital local, já a outra vítima não respondeu.
A equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local equipada com aparelhos especiais e desceu no poço para resgatar a segunda vítima, que estava inconsciente. O militar responsável pelo resgate relatou que o homem estava com cabeça dentro de uma poça d’água e provavelmente já estaria sem vida
O homem foi encaminhado ao hospital municipal de Theobroma, onde foi oficialmente confirmado o óbito, de acordo com o boletim de ocorrência.
No local da ocorrência, foram encontrados cinco tubos de pólvora, sendo dois deles cheios e três vazios. O proprietário do terreno onde as vítimas estavam escavando o poço informou que o buraco tinha mais de 12 metros de profundidade.
Fonte: G1 Rondônia.
Jaru: Suspeito de tentar estuprar mulher é preso após população correr atrás e policial atirar para conte-lo
Na noite desta segunda-feira (29), um homem tentou estuprar duas mulheres na rua Francisco Pantoja, setor 06 de Jaru. A população, revoltada, cerca de 100 pessoas, começou a correr atrás do suspeito que entrou em uma área de brejo. A Polícia Militar rapidamente chegou ao local e as buscas começaram. O local foi cercado pelos populares e policiais. Um policial de folga juntamente com um popular localizou o suspeito, que resistiu à prisão. O militar efetuou dois disparos para conter o suspeito, nenhum o atingiu. Em seguida, ele foi jogado no chão e seguro até a chegada de apoio. O policial ficou ferido na face e perna no momento da ação. A população queria lixar o homem, mas os agentes rapidamente colocaram o agente dentro do camburão da viatura.
Fonte:jaruemação
“Policiais salvam homem de dentro de poço de 9,5 metros”
Em outubro de 2014, no Centro de São Miguel do Guaporé. Juntamente com sua guarnição, o soldado PM Isaias atendeu uma ocorrência onde um senhor teria desmaiado ao tentar limpar o interior de um poço com 9,5 metros de profundidade. O mal-estar sentido pelo senhor Gildasioteria sido causado pelos gases existentes no ambiente apertado. Aqui estão quatro dos promovidos por bravura: Perez, Afrânio, Teske e Carvalho.
Já no local da ocorrência, não havendo outra forma de retirar a vítima de dentro do poço, o soldado PM Leoni Pereira da Costa, também promovido por bravura, desceu o poço com a corda para prestar socorro. Quando a corda com o policial e o senhor Gildasio estava sendo puxada, Pereira caiu no poço, de uma altura de quatro metros, perdendo os sentidos por conta dos gases e do impacto. O senhor Gildasio, que continuava preso à corda, foi puxado para fora.
Vendo que seu companheiro de guarnição havia perdido os sentidos e não conseguiria voltar sem ajuda, o soldado Isaias pulou dentro do poço. Após a amarração no soldado desmaiado, os dois foram puxados para fora e levados ao hospital para os procedimentos de socorro.
Os dois soldados são lotados no 2º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Ji-Paraná.
De acordo com o Decreto 4923/90, “a promoção por ato de bravura é aquela que resulta de ato ou atos não comuns de coragem e audácia que ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representem feitos indispensáveis ou úteis às operações policiais militares, pelos resultados alcançados ou pelo exemplo positivo deles emanados”. Como uma forma de reconhecimento do Estado ao Servidor, o instituto de Promoção por bravura é uma forma de prestígio para com os policiais, que contagia aqueles que operam para o bem da sociedade.
magens: Arquivo Pessoal
Jornalista: Paula Casagrande
”Ação rápida da Polícia Militar salva vida de recém-nascida em Espigão do Oeste”
Na noite da última sexta-feira, 24, um automóvel adentrou o pátio do Quartel do 4° BPM na cidade de Espigão, com seus ocupantes em desespero, clamando por socorro para uma recém-nascida que estava com as vias aéreas obstruídas. A mãe segurava a criança nos braços, quando a equipe policial desembarcou da viatura que estava e foi prestar auxílio ao casal. Um policial tomou a criança em seus braços, que de imediato identificou a gravidade da situação. O bebê não respirava e apresentava uma coloração roxa nas mucosas e na pele.
Assessorado pelos colegas, o policial iniciou imediatamente a “Manobra de Hrimlich” para desobstruir as vias aéreas da pequena criança.
Minutos de tensão se seguiram até que, finalmente, obtiveram-se sucesso. A criança expeliu uma quantidade significativa de secreção, seguida pelo choro vital que trouxe alívio a todos os presentes, retorno aos poucos a respirar.
Após a ação, a mãe da recém-nascida foi orientada a encaminhar a criança ao Hospital Municipal para receber cuidados médicos adicionais. Em um relato tocante, o padrinho da menor revelou que estava a cerca de 4 quilômetros do sítio, e a criança já estava engasgada há aproximadamente 10 minutos. Temendo não dar tempo de chegar ao hospital, o padrinho tomou uma decisão crucial: parar no Quartel da PM em busca de ajuda.
Ele destacou a agilidade dos policiais em iniciar os primeiros socorros como providenciais para a preservação da vida da criança. Esta ação heroica da Polícia Militar em Espigão D’Oeste não apenas demonstrou a eficiência da corporação, mas também a importância de treinamentos em emergências que podem fazer toda a diferença em momentos críticos.
Texto: Comunicação Social do 4º BPM.