Câmara Municipal de Jaru homenageia policiais militares do 8º BPM com Moção de Aplausos por ato de bravura.
Um homem acusado erroneamente por um crime foi salvo de ser lixado e morto.
A Câmara Municipal de Jaru realizou na manhã desta segunda-feira (18) a entrega de Moção de Aplausos apresentada pelo vereador Rafael Lopes e aprovada pelos demais edis, homenageando policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar em Jaru. A moção de aplausos tem por objetivo homenagear em homenagem ao CABO da PM Marcos Barbosa Bastos em reconhecimento por ato de bravura de uma ação bem-sucedida que evitou o linchamento popular e morte de suspeito por crime.
Em um cenário de caos e violência, onde a fúria da multidão ameaça cegar a razão, surgem aqueles que, com coragem e determinação, defendem os princípios da justiça e da humanidade. A história que se segue narra a ação heroica de um policial que, diante de uma situação extrema, colocou sua própria vida em risco para impedir um linchamento e preservar a dignidade de uma vida. No dia 29 de julho de 2024, no município de Jaru, o homenageado estava de folga, quando se deparou com inúmeros populares, portando facas e pedaços de paus, tentando capturar para linchar suspeito de estupro.
O policial Marcos Barbosa Bastos lembrou aos presentes que a justiça deve ser feita pelos órgãos competentes e a violência nunca é a resposta, destacando a importância de confiar nas instituições e de respeitar o Estado de Direito. Diante da resistência da multidão, o policial Marcos Barbosa Bastos não se intimidou e mesmo sendo agredido pelos populares e pelo próprio suspeito, manteve a vida do suspeito até a chegada da guarnição. Após as investigações, verificou-se que o suspeito não tinha cometido o crime, sendo-lhe imputado o crime erroneamente pelos populares. O ato de bravura do Marcos Barbosa Bastos coaduna-se com a própria canção da Polícia Militar do Estado de Rondônia que assim descreve:
“(…) Não teme o perigo. Na missão de construir. O bem-estar geral. No ideal de servir. Sou leal e forte por dever (…).
O ato de bravura do homenageado CB PM Marcos Barbosa Bastos, não demonstra somente sua boa conduta no servir da nossa sociedade rondoniense, mas também demonstra a qualidade do serviço da Polícia Militar do Estado de Rondônia.
Relembre o caso:
Fonte:jaruemaçao